6 de janeiro de 2015

Resenha: Depois dos quinze


Sinopse: Bruna Vieira tem 18 anos, é colunista da Revista Capricho e dona de um blog chamado Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era na verdade o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu.Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras.Nesse livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.
fonte: www.skoob.com.br
Esse foi um dos livros que adquiri no fim de 2014 e como ele é bem fino e o livro é composto por vários contos acabei achando rápido de ler e devorei ele logo.
Comprei esse livro pois sou uma grande admiradora da Bruna Vieira por tudo que ela conquistou por ela mesma em tão pouco tempo. A princípio achei que por ela ser nova deveria pegar leve com o tipo de escrita dela, mas mais uma vez percebi que quem tem o dom da escrita apenas tem e não temos que discutir. E na minha opinião a Bruna tem.
Confesso que se eu não soubesse que o livro era escrito pela Bruna Vieira ou até mesmo não conhecesse ela ou o trabalho dela, acho que dificilmente teria comprado este livro, pois livros de conto eu não costumo ler, gosto de histórias mais longas e com mais propósito de ser. Mas a questão é comprei e li, então vamos logo ao assunto.
O livro é composto de 198 contos, sendo que alguns deles tem várias páginas, como é o caso do ultimo conto que é a história mais longa do livro, como também tem contos que ocupam apenas uma página.
Depois dos quinze posso dizer que é uma obra que causa confusão as vezes na cabeça do leitor, pois por muitas vezes os contos tratados em primeira pessoa deixa em dúvida sobre a realidade dos fatos, uma vez que o livro foi escrito baseado em experiências da própria autora. Tem hora que você fica se perguntado se aquilo realmente aconteceu ou se é tudo ficção.
O livro segue uma vibe bem "conselheira" pois a maioria dos contos tem uma moral implícita ou explicita. Existem contos também que são apenas pensamentos vagos mas que te colocam em reflexão sobre certas coisas na vida.
Ao meu ver pode-se dizer que a temática do livro é amor e amadurecimento, pois 90% dos contos tratam disso, então, houveram momentos que considerei o livro cansativo de ler pois caía um pouco na mesmice dos mesmos conselhos escritos em palavras diferentes. 
Uma coisa que gostei bastante no livro foi o fato de ter narrações sobre alguns fatos do cotidiano que todo mundo enxerga mas não tem coragem de falar, um dos contos em que mais notei isso foi o " Amar sem amor", que é meu conto preferido do livro, não só pelo conteúdo mas também pela forma delicada com as palavras em que a autora consegue abordar o assunto. Tão metafórica e tão real!
No geral, o livro me agradou muito, considerando que antes de ler o livro eu estava com expectativas muito baixas, ainda mais por ser o primeiro livro escrito por ela, mas posso dizer que me surpreendi com o resultado final. Vale lembrar que a sugestão de playlist pra ouvir enquanto se lê o livro pra mim é muito original. Não conheço nenhum outro livro que tenha esse tipo de proposta, mesmo que as músicas não sejam necessariamente do meu agrado.
Estou muito ansiosa pra ler outros livros da Bruna. Já tenho o "A menina que colecionava borboletas" na minha estante e espero lê-lo muito em breve pra ver se consigo notar alguma evolução na escrita dela. 
E você? Já leu algum livro da Bruna? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Tempo de Opinar | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.