9 de fevereiro de 2015

Resenha: Não sou uma dessas



Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu tenho tentado fugir do enredo de romance, principalmente o teen, que estou habituada a ler. Então, desde janeiro, comecei a fazer uns investimentos em livros diferentes como uma autobiografia da atriz/escritora/produtora executiva/mais um monte de coisa Lena Dunham denominada Não sou uma dessas, Not that kind of Girl no título original.


Sinopse: Lena Dunham , a premiada criadora, produtora e estrela da série Girls, da HBO, apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não sou uma dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adultaComparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idadeJá estou prevendo a vergonha que sentirei por ter pensado que tinha algo a oferecer, escreve Dunham. Mas se eu puder pegar o que aprendi e tornar alguma labuta mais fácil para você ou evitar que você tenha o tipo de sexo em que sinta que deve continuar de tênis para o caso de querer sair correndo durante o ato, então cada passo em falso que dei valeu a pena.Ela tem a habilidade extremamente rara de ser 100% ela mesma em 100% do tempo. The New York Times.A escrita de Dunham é tão inteligente, honesta, sofisticada, perigosa e encantadora como a sua série Girls. O maior mérito do livro é um tipo de superconsciência divertida: de si mesma, do mundo, do ser humano. Ler Não sou uma dessas faz você se sentir feliz por estar no mundo e por Lena estar nele com você. George Saunders , escritor. 
fonte: www.skoob.com.br 




Minha Análise


Confesso que nunca fui a maior fã da Lena Dunham e nem da série que ela atua/produz, Girls. Mas desde que começaram a anunciar o lançamento e as campanhas para promoção do livro começaram a surgir, tendo a divulgação de vídeos na internet com o tema #AksLena, no qual Lena respondia a pergunta de fãs sobre os mais diversos assuntos, passei a ter interesse em ler o livro. Vou deixar aqui uma amostrinha dessa série de promoção do livro, que no Brasil foi divulgado pela editora Intrínseca, responsável por divulgar e trazer o livro traduzido ao Brasil.


Este foi o primeiro livro de autobiografia que li e me convenci em comprá-lo pelo fato de achar que o livro traria algumas questões relevantes assim como os temas apresentados nos vídeos de #AskLena, que apesar de eu, desde o começo, ter achado as respostas dela para as perguntas feitas nada inovadoras, eu concordava com a opinião dela na maior parte das vezes. Decidi, então, que o investimento poderia valer a pena.
O livro é narrado por ela mesma, então é uma obra em primeira pessoa, e é dividido em cinco diferentes partes, onde os quatro primeiros temas são: amor e sexo, corpo, amizade e trabalho. Por fim é apresentada a última parte com um panorama geral de tudo que já fora apresentado anteriormente.
No começo da leitura tive muita dificuldade em acompanhar o texto por não estar nem um pouco acostumada com esse tipo de linguagem e apresentação de texto. A princípio pareceu cansativo, confuso e chato de ler, mas conforme foi acostumando com a abordagem, a leitura foi fluindo melhor e consegui ler bem rápido.
Minhas impressões sobre a narrativa são que o livro todo serviu para mostrar como Lena sempre se sentiu, e talvez ainda se sinta incompreendida, tanto pelos pais, quanto pela sociedade e até mesmo por ela, no qual ela passa por diferentes experiências na vida apenas para se descobrir ou tentar se encaixar no mundo. Mostra como demorou a aprender a se valorizar e impedir a aceitar de cabeça baixa que homens a tratassem como bem entendessem. Na narrativa ela conta diversas experiências que por muitas vezes chega a ser constrangedor imaginar tudo que ela passou.
Ao ler o livro, pra mim pelo menos, foi quase impossível acompanhar sem ao mesmo tempo, mentalmente começar a dar pitacos sobre como ela deveria ter procedido diante de certas situações, pois na maior parte das vezes ela se apresenta de forma tão frágil e imatura nas histórias contadas que você chega a desejar ter estado do lado dela para tentar conduzir as atitudes da garota de uma forma bem diferente.
Teve uma hora durante a minha leitura que cheguei a questionar a veracidade dos fatos apresentados, pois existe uma frase em um dos contos em que ela diz: Sou uma narradora nada confiável, o que me fez questionar demais se ela não inventou a maior parte das histórias constrangedoras apenas para se promover e atrair pessoas para conhecer sua "embaraçosa" jornada e vender vários livros.
Apesar da minha incerteza diante dos fatos apresentados, fica bem claro alguns momentos em que a escritora menciona o fato de usar a sua vida como inspiração para muitas coisas que faz relacionadas ao trabalho, pois seu intuito, principalmente com a série Girls, foi mostrar sem enfeites a realidade de muitos jovens na faixa dos 20 anos, com base em suas experiências. E isso ficou muito claro para mim, pois muitas das experiências relatadas pela autora viraram pauta da série Girls e isso ela não precisou dizer. Enquanto eu lia diversos contos, as cenas de Girls passavam pela minha cabeça para embalar e compor minha leitura.
Com a leitura deste livro me lembrei que cada um tem seu próprio tempo de aprendizado e, que mesmo que mil e uma pessoas tentassem dar conselhos para ela, ainda assim ela faria mil e uma burradas sozinha, apenas para tentar sentir na pele algumas experiências e aprender por si só como se portar no mundo.





O livro tem uma diagramação ok e não encontrei erros de revisão. A capa do livro traduzido segue a mesma versão da original e posso dizer que é uma capa clean mas com muito charme, uma das minhas favoritas devido a paleta escolhida para ela. As ilustrações dentro do livro trazem um contraponto no livro, pois faz parecer que é um livro infantil as vezes, o que de fato é completamente ao contrário, me fazendo pensar que elas estão presentes no livro pra mostrar a irreverência de Lena diante de assuntos polêmicos.
Esta foi minha primeira experiência com autobiografias e não me arrependi, espero que seja a primeira de muitas!


Onde Comprar





E quem já leu o livro ou pretende ler me contem suas experiências/ expectativas com o livro nos comentarios!!

45 comentários:

  1. Oi Mel! Eu também estou numa fase de dar chances a livros que habitualmente não leria. Com relação a um auto biografia, continuo na dúvida se leria. Pode até ser que esteja perdendo bos livros, e pontos de vista diferentes, mas por ora vou deixar passar. Suas fotos ficaram lindas. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo, ter que querer mesmo ler uma autobiografia senão é perda de tempo total, a leitura se torna massante e definitivamente a leitura não foi feita pra nos frustrar neh? haha
      Obrigada pelo carinho e pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Mel!
    Nunca li uma biografia antes nem senti vontade, mas entendi seu motivo, essa autora parece ser super descontraída e inteligente, adorei conhecer um pouco mais através de seu post. Sobre o livro em si, achei as ilustrações fofas e realmente contrastam com as temáticas, que não são nada infantis pelo o que você disse, rs. Já a série de TV, devo ter assistido um episódio ou outro, mas realmente não foi nada que me marcou. Quem sabe não dou uma chance depois?

    Beijos! Lis
    umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série pra mim não foi nada marcante e espetacular mesmo, li este livro por pura curiosidade mesmo hahah Se algum dia ler, não deixa de voltar aqui pra me dizer o que achou do livro, tá?
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  3. oooi Mel!
    Eu também fiz Engenharia! Acabei de me formar... Amei o seu blog, achei tudo muito lindo e charmoso!
    To querendo ler esse livro há muito tempo! Já li uma autobiografia e gostei muito também, mas acaba sendo um livro meio que arriscado né, temos que gostar muito do autor para querer saber a respeito dele.
    Parabéns pela resenha!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu sobreviver ao curso?? Eu toh tentando, um dia eu me formo também hauhaha
      Ahh, fico muito feliz que você tenha gostado do blog, foi feito com muito carinho!
      E sim, tem que gostar muito do autor pra encarar esse tipo de leitura. Se ler me conta depois o achou, viu?
      Obrigada pelo carinho e pela visita!
      Beijos

      Excluir
  4. oi Mel, confesso que não sou fã de biografia e não conheço o trabalho da Lena Dunham,agradeço por ter trazido essa resenha assim fiquei conhecendo um pouco e fiquei curiosa para saber mais

    BEIJOSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que te deixei um pouco curiosa acerca do livro. Se ler vem me contar depois o que achou, ok?
      Obrigada pela visita
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem ?
    Que interessante seu texto, eu só conhecia ela por nome por causa da série Girl.
    Confesso que não sou muito fã de biografia, depende muito de quem se trata para eu querer ler.
    Mas essa parece interessante ainda mais por ela ser tão sincera e ela mesmo o tempo todo. Gosto de pessoas assim. Sua resenha e opinião são bem bacanas, gostei de conhecer mais sobre o livro. Pode ser que um dia eu leia só pq li sua opinião aqui :) beijoks

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Suzi! Tudo certo comigo e com você?
      Ah, vou ficar muito feliz se esta minha resenha for motivo para inicio da sua leitura desse livro, de verdade. Se você resolver ler vou ficar muito feliz se você vier me contar o que achou, viu?
      Obrigada pela visita,

      Beijos

      Excluir
  6. Eu sou difícil de desapegar dos meus romances, amo mesmo
    Sendo uma autobiografia então acho que enjoaria na metade do livro.
    Pode ser que um dia eu leia quando quiser mudar de ares, por enquanto não rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar de ares é sempre bom, mas quando a gente é apegado a alguma coisa eu sei que é difícil mesmo de largar hahah

      Obrigada pela visita,

      Beijos

      Excluir
  7. Eu comecei a ler esse livro, porque foi indicado pela sernaiotto no clube do livro.
    Confesso que só consegui ler até a metade, não chamou muito a minha atençao. Achei um pouco forçado, mas acho que foi essa a ideia dela. A série ta dando o que falar né hahaha to na duvida se começo a ver ou não
    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas da Sernaiotto são amor neh?
      Concordo com você achei muitas partes bem forçadas, por isso comecei a me questionar sobre a veracidade dos fatos, pra mim tem uma dose de exagero acrescentada aos contos.
      Se você não gostou do livro não acho que vai ter muita paciência com a série não, porque ele segue bem a "vibe" do livro, mas dá uma conferida e depois me conta =DD
      Obrigada pela visita,
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Mel!
    Já tinha visto o livro nas livrarias, mas nunca tive vontade de ler. Achei que fosse um chick lit. Me surpreendi em saber que é biográfico. A capa acho bem chamativa, mas não faz meu gênero. Estou tentando adequar meu gosto pela literatura e estou começando a me aventurar nos clássicos. Mas acho que ainda não estou pronto pra biografia, então, no momento, vou passar a leitura.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David! Também vou me aventurar nos clássicos em breve, vamos ver se dá certo neh? Quando for ler biografias nao deixe de ler essa, viu? Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Oi Mel!
    Já tinha visto o livro nas livrarias, mas nunca tive vontade de ler. Achei que fosse um chick lit. Me surpreendi em saber que é biográfico. A capa acho bem chamativa, mas não faz meu gênero. Estou tentando adequar meu gosto pela literatura e estou começando a me aventurar nos clássicos. Mas acho que ainda não estou pronto pra biografia, então, no momento, vou passar a leitura.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mel! Que bom que a sua experiência de leitura foi boa e que bom que você se arriscou neste novo gênero. É sempre bom fugir da zona de conforto :) Enfim, vi bastante propaganda deste livro, mas não é um que eu tenha vontade de ler. Acho que é um pouco de birra, pois fui assistir à série e não saí nem do primeiro episódio haha De qualquer forma, pelo que você escreveu, o livro parece ser bem interessante justamente por ser contado por alguém que foge a todos os "padrões". É uma boa maneira de mostrar a realidade, onde nada é perfeito. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! A série, pelo menos pra mim, não é uma das melhores mesmo. Super entendo vc nao ter avançado nela. Beijos e obrigada pela visita <3

      Excluir
  11. Olá!
    Eu sou uma grande fã de biografias, mesmo não tendo lido muitas, as que li amei!
    Ainda não conhecia Lena e sua série, então por esse motivo não leria, já que não fiquei curiosa para saber mais sobre ela. Mas a capa é demais, do jeito que eu gosto: simples e linda!
    Fico feliz que tenha gostado, amei sua resenha, e espero que você se aventure mais nas biografias hahahahah
    Beijossss

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gab! Se algum dia ficar curiosa com a vida da Lena não deixe de ler o livro, viu? Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Autobiografias não são, definitivamente, a minha praia.
    Não conhecia Lena Dunham, mas percebi que, quando a Intrínseca anunciou esse livro, houve bastante movimentação.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João!
      Autobiografia também não eh muito minha praia mas acho que valeu a experiência! Um beijo e obrigada pela visita!!

      Excluir
  13. Oi, Mel!
    Eu me determinei a ler algumas biografias nesse ano e estive coletando bastante dicas de blogueiros. Mas confesso que não me interessei por essa… Eu não me classifico entre o público leitor do livro, apenas isso. Mas achei interessante que haja uma obra assim, desse gênero, com questões relevantes dos jovens abordadas sob um ponto de vista que os atrai.
    Não conheço a série Girls também… Talvez por isso não tenha me interessado, embora você tenha mencionado não conhecer e – por outro lado – ter lido a obra.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine! Eu conheço a série sim! Por isso conheço a Lena e o trabalho dela, foi isso que me motivou a ler o livro e saber um pouco mais!
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu não sou muito fã do gênero, eu até leio, mas depende muito do autor, eu tenho visto falarem muito desse livro ultimamente, eu não tenho grandes expectativas mas fico muito feliz por ter sido uma experiencia boa para voce.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana!
      Acho que autobiografias no geral a gente não pode esperar muita coisa não ahah tem q ter muita força de vontade pra acompanhar.
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  15. Oiee ^^
    Ganhei esse livro de presente e estou doida para lê-lo, um amigo meu gostou muuito da história e fica insistindo para eu ler logo. Parece ser muito bom, também não leio muito livros desse gênero, mas espero gostar tanto quanto você e quanto ele.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh! Que legal que voê vai ler *----* Quando terminar volta aqui pra me contar se gostou também, ok?
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  16. Oi Melise, tudo bom?
    Eu sou uma caçadora de autobiografias, gosto muito de saber sobre a vida das pessoas, contada por elas mesmas! Todos os livros desse tipo que encontro eu incluo na lista e vou lendo aos poucos e com esse não foi diferente, pois me chamou muito atenção!
    Beijos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Que ótimo saber que você gosta do gênero. Depois que ler volta aqui pra me contar o que achou do livro, viu?
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  17. Olá!
    Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas não sabia do que se tratava. Não conheço o trabalho da Lena, mas o livro me chamou bastante atenção, principalmente por todas as coisas que ela passa.
    Me interessei bastante.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Muito obrigada pelo elogio. Espero que te motive a ler o livro também!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  18. Oie Mel!

    Olha esta aqui um tema que não gosto em livros. Posso mesmo estar perdendo algo de bom em não ler os livros, pois acredito que estão carregados de bons ensinamentos, mas ainda não darei chances, quem sabe mais a frente

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Esse é um gênero nada popular mesmo. Se der chance ao gênero algum dia, ponha este livro na sua lista =]]
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  19. Olá Mel!
    Parabéns pela resenha, tenho uma relação meio ruim com autobiografias, eu leio muito poucas, li de uma autora especial que curti muito, mas na grande maioria tenho problemas em me entregar ao livro, eu assisti alguns eps do Gils e até gostei mais não continuei, espero conferir essa autobiografias e curti muito! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Pra ler biografias a gente tem que ter um interesse todo a mais mesmo em relação ao que é tratado no livro. Se ler o livro depois me conta o que achou dele, viu?
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  20. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de autobiografias, mas essa não me deixou tão curiosa. Conheço a atriz e ela realmente tem um público cativo, principalmente por tudo que ela defende. Eu gostei das ilustrações inseridas ao longo do livro porque é um cuidado interessante com a diagramação.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Também gostei muito da diagramação do livro, a Intrínseca foi muito fiel na tradução e no lançamento da versão brasileira, parecidíssimo com a versão original.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  21. Olá!

    Acho legal dar chances a novos gêneros literários. Mas não consigo gostar de autobiografia ou biografias. Mas assim como você, achei interessante o vídeo de divulgação. Realmente disperta uma vontade pra conferir a obra.

    Beijos, Kamila.
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila! Como disse esse foi meu primeiro livro do gênero e acho que valeu a pena a experiência, mas isso vai de pessoa pra pessoa mesmo neh? Obrigada pela visita.
      Um beijo!

      Excluir
  22. Olá ^^
    Não curto muito biografias, a não ser que seja de uma pessoa que me interesse muito, o que não é o caso desta.
    Para ser bem sincera, eu nem sabia quem ela era até agora hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! não te culpo por não conhecer a Lena, demorei para conhecê-la também ahuuahh
      Um beijo e obrigada pela visita!!

      Excluir
  23. Olá... Mel, tudo bem??

    Eu não conhecia o livro.. e devo te confessar que nunca gostei de ler autobiografias... só abri uma exceção para Johnny Deep... mas mesmo assim passei quase um mês lendo rs.... bom pelas coisas que observei na resenha a autora passou por poucas e boas, mas também dividiu experiências... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana! Você me deixou com vontade de ler a biografia do Johnny Deep agora huahua
      Quem sabe não é minha próxima resenha do genero hein?
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir

© Tempo de Opinar | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.