A verdade é que está cada vez mais comum encontrar pessoas a favor do minimalismo. Não é ótimo? Uma onda de pessoas que está a favor de dar esta freada contra os hábitos consumistas que fomos criados e já estamos mais que acostumados a viver. Sou super a favor do consumo consciente e tudo mais que isto implica, desde ao desapego a coisas necessárias até mesmo tentar diminuir o uso de recursos naturais que são, muitas vezes, utilizados apenas pra suprir nossa necessidade de consumir. Mas isto é outro papo! Que podemos reaver qualquer hora por aqui pelo blog
Pois bem! Comecei meu ano focada em reorganizar todo meu quarto que estava muito bagunçado há um ano, pois havia sido arrumado as pressas pra minha nova vida em uma nova residência. Passei um ano todo não muito contente com essa arrumação meia boca que estava meu quarto, mas quando a oportunidade surgiu não perdi muito tempo. E neste processo, descobri algumas coisas que estão me ajudando, desde então, a ter um pensamento mais focado na cultura de não desperdícios. Então, me acompanhe no restante deste post se você quiser descobrir algumas dicas que talvez possam te ajudar também.
1. Descubra o que você tem
Parece até bobagem, mas se você é como eu e por muitos anos viveu com o hábito de comprar as coisas por impulso, você vai perceber que não temos noção de quantas coisas temos e que ficaram escondidas no fundo da gaveta sem uso algum. Por isso, antes de tudo é importante revirar cada cantinho da sua casa, ou simplesmente do seu guarda-roupa. Pra isto, esteja consciente de que vai levar tempo, mas o período gasto retirando tudo que você tem do guarda-roupa, por exemplo, pode te trazer muitas vantagens a longo prazo.
2. Lembrando o propósito
Muitas vezes compramos coisas com objetivos muito específicos como um vestido novo para uma festa, ou uma sombra para usar junto com a fantasia do carnaval. Outros, por sua vez, são comprados pra propósitos a longo prazo como um pijama comum ou até mesmo uma compra feita pra aproveitar uma promoção da sua loja favorita. Assim, pra seguir com a descoberta é necessário que você tente lembrar ao máximo o motivo de compra de cada item, pois é um passo que vai facilitar na hora de classificá-los, que é o próximo passo.
3. Classifique seus pertences
Acredito que esta é a etapa mais importante. Depois de ter descoberto tudo o que você de fato tem, é importante classificar cada pertence em algumas categorias que podem facilitar a arrumação seguinte e a utilização de cada item. Você pode classificar da maneira que foi melhor pra você, de acordo com as suas próprias necessidades, mas o que funcionou pra mim foi separar cada item em: doação, reutilização, venda, uso regular e estoque.
Na categoria doação separei todos os item que já não tem utilidade pra mim por ter mais de uma peça daquele item ou produto, ou simplesmente não tem espaço na minha vida atual. Todos itens que se encontram em bom estado, é claro.
Já pra reutilização separei todas as peças/itens que ainda estavam em bom estado mas não estavam sendo utilizados mas poderiam ter outra finalidade e serem de fato utilizados.
A pilha de venda recebeu tudo aquilo que estava em perfeito estado, porém não estava utilizando e poderia me render uma grana extra pra comprar algumas coisas que estavam me faltando no momento ou simplesmente pra investir em outra coisa de mais importância futuramente.
A categoria de uso regular foi alimentada com tudo que eu uso regularmente e me desfazer deles não é uma opção pois sei que ainda serão muito bem utilizados.
Por fim, a categoria de estoque teve, em sua maior parte, produtos cosméticos que acabo comprando a mais por serem adquiridos normalmente em viagens já que costumam ser produtos que não encontro no Brasil ou que são muito caros aqui comparados a outros lugares. Parece besteira, mas são itens como protetor solar, que é algo que uso diariamente e vale a pena pra mim manter estoque pra economizar, pois tenho certeza que vou usar muito, não vai vencer e vou economizar financeiramente por ter feito estoque.
Vou dar um exemplo de como fui fazendo minha classificação:
Eu gostava muito de utilizar acessórios de cabelo como tiaras e outros tipos de adereços, então tinha uma coleção enorme destes itens. Porém eu perdi esse gosto, então não tenho mais porquê mantê-los ocupando espaço na minha penteadeira. Mas estão em perfeito estado. Colocar na pilha de vendas não é uma opção pois não são itens que são facilmente comercializaveis e não teriam um retorno financeiro significativo que justificasse o esforço de tirar foto de cada um para por à venda. Neste caso, a melhor opção foi doar minha coleção de adereços para conhecidos que realmente vão fazer bom proveito desses itens.
4. Reoganize-se
Depois de todos os itens terem sido classificados está na hora de por a mão na massa de novo e colocar tudo onde cada um pertence. A parte mais importante aqui é que, na hora de guardar, tudo que você deciciu manter com você deve ficar a vista dos seus olhos quando guardado nos armários. Sim! Isto é muito importante, é assim que você vai conseguir enxergar tudo e lembrar de usar ao invés de deixar esquecido no fundo da sua gaveta.
Se você está tendo dificuldades nesta parte é provavelmente porque você precisa rever a etapa 3. Revise sua classificação e veja se você realmente precisa destes itens ou se eles podem ter uma finalidade melhor.
Além de colocar o que você deicidiu manter de volta no guarda-roupa está na hora de separar um cenário bacana na sua casa pra tirar fotos de todos os itens separados para venda. As fotos são importantes pra você poder mandar tudo pros seus conhecidos via WhatsApp, ou postar na sua timeline do Facebook pra todos seus amigos ficarem sabendo que você está querendo se desfazer destes itens, além de ter opção de colocar tais produtos em algum grupo de vendas da sua cidade, toda cidade tem, aposto que a sua também! Outras ferramentas como Enjoei e Olx também estão aí pra te ajudar nessa etapa de vendas dos seus itens usados. Vale a pena conferir os termos e condições de cada plataforma pra ver se ela vai servir pra você!
Aqui também é importante pensar com carinho pra onde vão seus itens de doação. Pense se tem algum conhecido precisando de algo que você separou. Se você não consegue pensar em ninguém específico pros seus objetos separados ou simplesmente tem muitas coisas para doar, pesquise os centros de doação da sua cidade ou ONGs que recebem este tipo de material. A verdade é que sempre tem alguém por aí precisando e esperando pra tirar melhor proveito dos seus desapegos.
5. Faça listas
Depois que você teve todo este trabalho é hora de pensar que todo esforço que você teve não deve ser desperdiçado. Já que você agora tem noção de tudo o que tem, você também consegue perceber o que está de fato precisando adquirir. Esta é a oportunidade de fazer listas. Estas listas te ajudarão a fazer compras mais conscientes, portanto, elas vão te servir como parâmetro pra você começar suas pesquisas de preço e melhores aquisições de custo-benefício. É um ótimo jeito de começar um processo de compra, assim, você vai ter tempo suficiente pra pensar se de fato precisa comprar mais este item.
Esta é a hora adequada também de montar aquela lista de desejos. Essa vai ficar um bom tempo parada, pois já de inicio sabemos que não é a lista de primeiras necessidades, mas se você fizer acordos com você mesmo do tipo "só entra um item novo no guarda roupa se outro sair" vale a pena dar uma chance a ela.
6. Passe a diante
Se este processo todo funcionou pra você, que tal passá-lo adiante? Além de compartilhar coisas boas é sempre bom ter por perto gente que compartilha dos mesmos tipos de hábitos que nós na luta contra o consumo inconsciente. Nos ajuda a fazer escolhas melhores e nos ensina a dar destino melhores ao nosso dinheiro, abrindo mais portas pra realização de sonhos que exigem um grande investimento financeiro, por exemplo.
E você? Tem algum hábito pra evitar o consumo desnecessário que funciona pra você e não foi mencionado aqui? Me conta aqui nos comentários também que vou adorar saber e quem sabe, começar a usar também!
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