Quando somos crianças vemos os nossos pais e sabemos que um dia queremos ser como eles. Nos espelhamos desde cedo e começamos, sem perceber, traçar planos para nossas vidas mesmo não tendo ideia do tamanho do mundo que nos cerca. Então, com as nossas pequenas experiências começamos a pensar sobre o que queremos ser. Aquela famosa frase do "Quando eu crescer eu quero ser..." E, meus pais me incentivaram desde pequena a traçar minhas metas, mesmo que fossem pequenas. Então, como toda criança pequena, fui tendo expectativas do que eu queria fazer da minha vida como profissão.
A primeira coisa que lembro que já quis ser foi veterinária. Pra falar a verdade, acho que esse é o primeiro sonho de toda criança. Vemos cãezinhos e logo nos apaixonamos por tamanha fofura achando que nosso trabalho vai ser bom demais recebendo aqueles peludinhos no consultório. Lembro que esse desejo não era almejado apenas por mim, mas por duas outras amigas de infância, então tivemos a brilhante ideia de montarmos um super pet shop junto com nossos consultórios. O pensamento empreendedor já estava enraizado desde pequena haha. Mas aí a gente cresce e percebe que pode ter que tratar de animais mais ariscos que um cachorro pequeno e começa pensar duas vezes na decisão.
Parti para a minha segunda vontade: ser dentista. E, pra falar a verdade nem sei como esse desejo surgiu em mim quando menor. Nunca gostei de ir ao dentista. Fico lembrando de como consultório de dentista tem um cheiro particular e como não gosto mesmo daquele cheiro. Mas a questão é que eu queria mesmo ser dentista. Os motivos eu devia ter... Eu espero. Mas sendo uma pessoa sensata essa opção também foi descartada.
Depois de querer ser dentista demorei mais pra pensar em outra alternativa pra minha profissão. Acho que só quando estava com meus 13 anos comecei a pensar nisso de novo. Minha vontade nessa época era ser nutricionista. Posso dizer que embora eu tenha descartado essa opção, ela ainda me é muito coerente, pois, pensem numa pessoa que é maníaca por cuidar da saúde através da alimentação... Essa sou eu. Acho uma área muito importante, embora atualmente tenham muitos profissionais em entregar dietas prontas para os pacientes, acho que é uma profissão linda e importantíssima quando bem executada.
Depois, durante o ensino médio e época de vestibulares meu coração ficou extremamente dividido. Queria prestar vestibular para Design Interiores e para Engenharia, mas a questão é que na vida nem tudo são rosas, e não tive muito apoio para fazer design interiores como primeira faculdade mesmo gostando demais da área. Então optei por prestar engenharia e, hoje, curso essa faculdade há três anos quase completos e, definitivamente, não me arrependo. Me vejo atuando na área tranquilamente daqui alguns anos, trabalhando no setor de pesquisa que amo demais e, tendo o design, a gastronomia, minha outra paixão, como hobbies a cultivar durante a vida.
Podemos ser tudo o que queremos, fazer tudo o que desejamos. Basta perseverança e falta de comodismo para nossa situação. O mundo é muito grande e cheio de opções e, uma delas com certeza, está a nossa espera para nos fazer feliz.
E aí, pessoas? Qual sempre foi a profissão dos sonhos pra vocês? Deixem aí nos comentários!
Este post faz parte dos Memes propostos para o mês de maio do grupo de interação entre blogueiros, o Rotaroots - blogueiros de raiz.
Nossa, eu também já quis ser Veterinária e pelos posts que ando lendo por aí, você tem razão, acho que muuuitas crianças já quis ser veterinária, Design de Interiores também já quis ser, mas esqueci de comentar este no meu post, rsrs.
ResponderExcluirAbraços.
Blog: http://true-luv.com/inolvidable
Oi, Raquel!
ExcluirSer veterinário é um desejo muito popular entre as crianças, mas dificilmente dura neh?
Muito obrigada pela visita!
Um beijo