16 de setembro de 2016
Resenha: #GirlBoss
E lá fui eu novamente para uma nova leitura e dessa vez voltei a ser tendenciosa e escolhi ler uma biografia!! Quem mais é adepto dessa categoria? #GirlBoss é definitivamente um livro que me surpreendeu em vários aspectos. Se você quiser saber mais da minha opinião sobre este livro, continue lendo este post, por favor :)
O livro #GirlBoss é escrito pela inspiradora Sophia Amoruso, que é nada mais nada menos que uma grande empresária, e agora escritora best seller diga-se de passagem, da NastyGal, que possui loja online e uma loja física em Los Angeles.
Eu disse que este livro é uma autobiografia, porém posso estar enganada. Depois de ter lido não sei muito bem qual seria a melhor classificação para este livro, uma vez que eu acho que ele se enquadra muito bem como biografia, auto-ajuda (explico depois), business, etc.
O livro é dedicado a contar como Sophia Amoruso conseguiu sair da sua vida pacata e quebrada financeiramente em pouco tempo para uma empreendedora renomada. Acho que o que mais me atraiu neste livro é como a autora escreve de igual para igual. Obviamente que não a conheço na vida real para saber como ela realmente é, mas lendo o livro a impressão que eu tive é que ela acredita que não é melhor que os outros e tudo que faz tem um propósito, mesmo que você não entenda. Afinal, ela já passou por várias experiências que mulheres mais novas estão enfrentando ao entrar para o mundo dos negócios. Como este livro é dedicado aos feitos da autora e contar mais sobre a NastyGal, não temos muito contato com a vida pessoal sobre ela, exceto por alguns momentos em que Sophia deixa escapar algum evento aqui ou ali para agregar a história que está contanto, motivo pelo qual chego a duvidar se biografia é a categoria certa para este livro.
Outra coisa que me deixou com pensamentos muito positivos sobre o livro foi o fato de durante diversas vezes Sophia Amoruso dedica seu discurso a tentar passar dicas valiosas para todos. As dicas variam desde o que colocar no seu currículo, como e o que escrever na sua cover latter, como se comportar em uma entrevista de emprego. O que mais me chamou atenção nisso tudo foi que as dicas que ela dá são baseadas na experiência dela própria depois de contar certos eventos com os quais ela já se deparou na empresa e são dicas não óbvias. Não é tão fácil achar tais dicas apenas digitando no Google as palavras chaves e esperando encontrar um artigo com 10 principais dicas. Considerando que elas vem de uma BigBoss são informações muito válidas. Por isso #GirlBoss também lembra livros de auto-ajuda.
O livro te dá oportunidade de rir com algumas histórias mas, majoritariamente, se inspirar com os feitos desta empreendedora que soube aproveitar muito bem as oportunidades que a vida lhe trouxe. Ao mesmo tempo aprendi muito com este livro, principalmente sobre empoderamento feminino, assunto que pode se considerar hypado no momento, mas, sem dúvida, importantíssimo para nossa sociedade.
O mais legal de tudo é que o livro foi só um início que a autora quer causar de inspiração em todas as outras pessoas que querem ser empreendedoras. Mesmo que o público alvo sejam as mulheres, acredito que qualquer um possa se inspirar com tal história e ensinamentos. Hoje, #GirlBoss não é apenas um exemplar de livro, mas também um site sobre mulheres empreendedoras e com direito a podcasts com convidados especiais. Está aí um belo jeito de se fazer lembrada. Seria esta mais uma ideia empreendedora? Sim ou com certeza? Acho excelente esta ideia de construir um negócio que tem como principal finalidade ajudar, direcionar, motivar os outros a criarem o seu. Você pode até dizer que esse tipo de empresa já existia antes mesmo de #GirlBoss existir e eu concordo plenamente com você. Mas acredito que o diferencial aqui está na pessoa de Sophia que parte do mundo da moda e que discursa com muita propriedade sobre ambos assuntos.
O livro é visualmente muito bonito também. Um prato cheio pra quem gosta de ilustrações que introduzem capítulos e dão um ar mais descontraído pra obra.
Este livro me deixou com gostinho de quero mais, sentimento que fazia tempo que não sentia por livros. Então, acho que não poderia ter sido uma experiência de leitura melhor!
Só para acrescentar, gostaria de falar que li este livro em inglês. Tenho lido alguns livros em inglês e posso dizer que a linguagem dele não é complicada de se entender para quem já tem um inglês mediano. Então fica a dica aí pra quem quiser ler um bom conteúdo e praticar mais o inglês ao mesmo tempo.
E aí? Mais alguém leu este livro? Me contem o que acharam nos comentários, vou adorar ler!!
PS: Vocês sabiam que vai ter série da Netflix baseado na vida da autora? Eu já estou aguardando ansiosamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário