Depois de uma semana bem corrida quase que não consigo trazer a tempo o post de segunda-feira pra vocês que é nada mais, nada menos que: Resenha /0/ E é sobre um livro muito comentado por aí que me rendi para ler durante as férias de janeiro. Espero que gostem!
Sinopse: Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico, e uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e - aos olhos de Eleanor - impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor & Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor.fonte: www.skoob.com.br
Minha Análise
Um dos principais fatos que me chamou a atenção no livro foi como os fatos aconteciam muito depressa a princípio e na metade da história o enredo caminhou em passos muito lentos. O enredo principal, o romance dos dois, é bem óbvio e fraco. Em várias partes do livro escorre muito açúcar, mas tentei relevar a situação toda mesmo não gostando de livros melosos. Por muitas vezes eu queria que a história se mostrasse mais profunda, mas o que tive foi completamente ao contrário. Foi a autora apertando sempre na mesma tecla, ao mostrar Eleanor como a personagem mais insegura dos últimos tempos. Uma personagem que quase não se arrisca e tem medo e marcas muito profundas, o que realmente me faz pensar que seja culpa dela. O livro mostra contrapontos muito esclarecidos, em como Park parece ter a melhor família do mundo e Eleanor a pior! Todos tem um motivo de ser como são e a autora consegue deixar isso bem claro, em como desde o começo a vida de Eleanor sempre fora muito desestabilizada: rejeitada pelo pai, vive sob o mesmo teto que um padrasto, que mais passa a imagem de monstro durante todo o livro do que de padrasto. É notável também como ela sente-se petrificada, sem reação sobre o que ocorre a sua volta, pois sua mãe sabe do contexto em que vive, em que não está dando para seus filhos o melhor que pode, mesmo que ela acredite que sim, sobrevive sendo passiva a praticamente tudo que acontece em sua casa, tentando manter simplesmente a paz aparente.
Durante a leitura, ficou muito claro pra mim que Eleanor e Park não eram os personagens que eu tinha vontade de acompanhar e sim a mãe de Park, que foi eleita por mim como a personagem mais legal do livro: uma pessoa sábia, controladora as vezes, amorosa, engraçada... coreana.
Ainda voltando para a história, Eleanor e Park traz um enredo que me deixou muito frustrada ao final da leitura, por me deixar com sentimento de total impotência diante de certas injustiças da vida que a gente ganha sem ao menos ter feito algo para merecer. Nessa história fica muito claro como os nossos planos muitas vezes não seguem da forma como a gente pretende e que o destino pode ser muito cruel.
O fim do livro traz um tom reflexivo e muitos pensamentos do tipo "será que?" "e se?". É vago e de poucas palavras.
Onde comprar
É isso por hoje, pessoas! Espero que tenham gostado. Tem alguma opinião diferente da minha? Então, me conte nos comentários! Concorda comigo em algo que eu disse no post? Então me conta nos comentários também! hahah
Oi Amada! Amo livros que me trazem reflexões! Adorei saber que amou a mãe, e que a obra despertou tantos sentimentos em vc! Já li em algum lugar que outra pessoa também não gostou do fim! Medo aqui! Mas quero ler ainda! Beijos
ResponderExcluirOi, Paulaaa!
ExcluirSério que tem mais alguém que não gostou do livro além de mim?? Preciso conhecer auhahu
mesmo não ser um livro nota 10, vale a pena a leitura!
Um beijo e obrigada pela visita!
Oi Mel, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não tinha lido uma resenha negativa sobre Eleanor e Park, mas mesmo assim nunca tive muita vontade de conhecer a obra.
Acho que a história não faz meu tipo, então nem perco o tempo comprando rsrs Quero ler um livro da Rainbow, mas acho que não vai ser esse...
Beijos e boas leituras!
Oi, Patricia. Tudo bem e com vc? =]
ExcluirAchei a escrita dela bem bacana apesar de não ter curtido o livro. Já estou com Anexos da Rainbow na estante e em breve trago resenha!
Um beijo e obrigada pela visita!
Ola Mel lindona , esse final com as injustiças já me deixou com pé atrás , mas leio tantos elogios a esse livro que vou ler com certeza. Uma pena que a leitura não foi tão boa para você. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, Joyce!
ExcluirÉ, acho que sou a única que não é fã desse livro, uma pena XD
Depois me conta o que achou, viu?
Beijos e obrigada pela visita!
A sua resenha é a primeira que leio desse livro que não a agradou 100%
ResponderExcluirMas foi foi bom saber que gostou/apreciou algum personagem, gosto também de historias reflexivas sabe?! Então é exatamente por isso que quero mais ainda ler esse livro.
Bjuuus!
http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com
Oi, Giselly! Eu gosto muito de historias reflexivas, bem dramáticas e tal. Mas como estava todo mundo elogiando esse livro criei expectativas muito diferentes sobre ele na minha cabeça hahah
ExcluirBeijos e obrigada pela visita!
AMOOOOOOOOOO esse livro
ResponderExcluirComo assim nao te agradou????? Esse livro é tão lindo! <3
Mas é assim mesmo, gosto não se discute!
Beijao
Gio - Clube das 6
www.clubedas6.com.br
Oi, Gio!
ExcluirEle não me agradou 100%, mas isso não significa que seja uma leitura ruim XD Mas gosto é gosto mesmo haha
Beijos e obrigada pela visita!
Oi Mel!!!
ResponderExcluirNão li esse livro, apesar de tantos blogs recomendarem.. Confesso que nunca tive interesse e agora menos ainda hahaha
Pela sua resenha acredito que a autora devesse ter investido mais no psicológico das personagens e não o fez =]
Bjo
escritaseleituras.weebly.com
Oi, Pamella!
ExcluirVocê é uma das poucas pessoas que conheço que não tem interesse sobre o livro. Eu mesma só criei interesse por ele pois vi muitas críticas positivas sobre ele.
Um beijo e obrigada pela visita!!
Oi Melise! Amora, não li esse livro, e sinceramente não tenho vontade. Acho a capa dele muito soro caseiro, ou seja, sem sal nem açúcar. Não sou fã de livros que escorrem açúcar e nem de mocinhas que me dão nos nervos. Creio que não lerei, e amei sua sinceridade ao dizer que o livro não te agradou, assim ajuda leitores como eu que não sabem se leriam, a não se sentir culpados por não ler um livro que todos amam. rsrsrsr, porque todos que falam comigo desse livro se derretem por ele. bjs
ResponderExcluirEykler
www.amorascompimenta.com
Oi, Eykler!
ExcluirSério que você não gostou da capa?? Eu acho ela tão fofa uahauhhu
Também não curto romances melosos e acho que tenho que ser bem sincera quanto minha opinião sobre livros, mesmo que ela possa divergir de muitas pessoas.
Obrigada pelo carinho e pela visita!
Um beijo
Oi, Mel-flor…
ResponderExcluirMenina, sua opinião foi muito diferente das que tenho lido na blogosfera e gostei disso (rs). Estou louca por esse livro, mas nunca encontro uma promoção decente dele. Gostei de saber que, embora tenha muito açúcar e o romance seja óbvio, a leitura vale a pena e até convida a refletir sobre como, às vezes, a vida reserva surpresas desagradáveis quando nem merecemos.
Com certeza, lerei com um ponto de vista diferente – e um cuidado especial para conhecer a mãe de Park.
Beijos, flor!
http://www.myqueenside.blogspot.com.br
Oi, Fran querida =]
ExcluirSério que você ainda não achou uma promoção bacana dele?? Eu paguei acho que uns 18 reais dele comprando pela internet, fica de olho haha
Depois que ler volta aqui pra me contar o que achou, vou adorar saber =D
Um beijo e obrigada pela visita!
Olá, sinceramente.
ResponderExcluirQuando você disse que o começo é acelerado e depois fica devagar e que o romance deles é meio água com açúcar, me desanimou totalmente na leiteura.
Fiquei super curiosa em conhecer a mãe de Parker.
Gostei muito da resenha.
Beijos
Oi, Michelle!
ExcluirTentei mostrar na resenha tudo que vi e que não vi ninguém mais comentando. Fico feliz que tenha agradado a resenha!
Um beijo e obrigada pela visita!
Vamos pelo fato que já não gosto de livros com esta temática e soma-se a isso suas opiniões, demonstrando que o livro é uma melação só! Com certeza esse livro não entra para minha lista de leitura.
ResponderExcluirParabéns por ter exposto bem sua opinião.
Abraço,
Diego de França
www.leitorsagaz.com.br
Oi, Diego!
ExcluirFico muito feliz que tenha gostado do post e visto que este livro não entra mesmo na sua lista de leitura hahah
Obrigada pela visita!
Olá Paula! Confesso que também não gosto muito de histórias melosas sem muita ação e trama envolvida. Fico feliz que tenha escrito realmente o que sentiu. Ótima resenha.
ResponderExcluirAbraço
Não sei quem é paula mas fico muito feliz que você tenha gostado da resenha auhuahuah
ExcluirObrigada pela visita!