De uns tempos para cá umas das minhas metas de leitura é acrescentar a minha lista livro que não sejam necessariamente com temática romance juvenil ou romance de modo geral. Em busca desse objetivo foi que conheci o livro Extraordinário e logo coloquei ele na minha wishlist para poder comprá-lo assim que fosse possível. Que tal acompanhar um pouco então da minha experiência com esse livro?
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Minha Análise
A princípio uma das coisas que mais me chamou a atenção para este livro foram as ilustrações, logo na capa já é possível notar um belíssimo trabalho de todo o conjunto que compõem a obra. Uma ilustração simples e de muito significado para representar o que se lê. A linguagem do livro todo é simples, fácil de ler e com um enredo bem dinâmico, não te faz sentir vontade de parar de ler no meio do caminho por ter uma história parada ou algo do tipo. A leitura do livro toda é rápida e muito prazerosa.
O livro é dividido em várias partes, sendo que cada uma é narrada por um personagem diferente, repetindo apenas para volta de narração de Auggie duas vezes.
De início o leitor conhece o personagem principal, Auggie, e vê sua vida através da perspectiva do garoto, todas as suas lutas, situações constrangedoras para muitas pessoas mas que infelizmente Auggie se acostumara a passar durante o seu tempo de vida devido ao choque que as pessoas sentiam ao vê-lo. O personagem principal durante a maior parte do livro mostra-se muito mais maduro para sua idade que o usual. É notável como seu problema de deformidade facial o atingia desde muito pequeno, obrigando a se tornar mais forte para poder encarar o mundo, mesmo que sempre tivesse seus pais e sua irmã Via sempre prontos para protegê-lo.
Mesmo sendo uma criança que mostra-se madura na maior parte do tempo, o livro abrange também toda sua fragilidade quando mostra a dependência que ele passou a ter dos pais, a forma como sempre fora mimado e na maior parte do tempo pode tomar suas próprias decisões, pois seus pais o tratam de uma forma mais especial como tentativa de compensar todo o sofrimento que ele passa ou pode passar durante seu dia. Mas no fundo dá pra notar que são apenas pais super protetores, que como todo pai só quer o melhor para seu filho.
Mesmo sendo uma criança que mostra-se madura na maior parte do tempo, o livro abrange também toda sua fragilidade quando mostra a dependência que ele passou a ter dos pais, a forma como sempre fora mimado e na maior parte do tempo pode tomar suas próprias decisões, pois seus pais o tratam de uma forma mais especial como tentativa de compensar todo o sofrimento que ele passa ou pode passar durante seu dia. Mas no fundo dá pra notar que são apenas pais super protetores, que como todo pai só quer o melhor para seu filho.
Quando comecei a ler o livro, pela sinopse achei que iria encontrar um personagem principal que não tem medo de se mostrar mesmo tendo deficiências e como se não bastasse não ter medo do mundo ainda faria as pessoas pararem para pensar em suas atitudes, uma vez que Auggie é usado no livro para tratar do Bullying como tema principal. O que encontrei foi completamente ao contrário, Auggie mesmo que maduro é como uma criança qualquer, cheia de medos, frustrações, indignações, alegre quando está com sua família, tímido fora de casa e principalmente envergonhado com sua aparência quando precisa estar em um lugar onde as pessoas não o conhecem, ou nunca o viram. Dá pra notar claramente os dois lados da moeda, o que torna o livro muito verdadeiro para mim, pois não mostra um protagonista utópico, que mesmo sofrendo ataques constantemente se mantém sempre em pé, pelo contrário.
Os momentos de clímax do livro acontecem com Auggie passando por uma fase nova em sua vida: ele passa a frequentar uma escola comum. Neste cenário é possível ver o personagem explorando novas descobertas, fazendo amizades, conquistando inimigos mesmo sem se esforçar para isso e aprendendo aos poucos como a vida pode ser injusta muitas vezes.
O livro apresenta personagens memoráveis como Via, Olívia, irmã de Auggie. Uma personagem que que tem suas necessidades mas reconhece que seu irmão precisa de mais atenção no mundo do que ela. Ela consegue se virar. Mesmo podendo, ela não se sente vítima na história, pelo contrario. A obra é repleta de pessoas que se levantam em favor de Auggie e lentam questões cotidianas que nos fazem parar para pensar em nossos comportamentos diante das diferenças.
A construção do personagem construído pela autora não é inovadora mas muito reflexiva. O valor da obra está na simplicidade, mostrando que são ações simples que podem tornar uma pessoa memorável na vida de muitos e que no fundo somos pessoas iguais, cheias de inseguranças, medos, que tentam se encaixar no mundo pelo menos uma vez na vida. O livro é uma boa pedida para qualquer faixa etária. Estou certa de que ele traz ensinamentos diferentes para qualquer um que o lê!
Onde comprar
E você? Já leu este livro e gostou também? Se não, ficou interessado em ler? Me contem nos comentários!!
Oi Mel!
ResponderExcluirEu acho que o título desse livro já fala exatamente o que ele é. Apesar de ser uma historia bem infantilizada, a lição reflexiva e pessoal que esse livro passa para quem se aventurar em suas páginas é indescritivel. Eu não o resenhei pq não sabia expressar minhas emoções no momento. Achei o August um guerreiro, pq sinceramente, eu na pele dele, após aquela cena dos meninos falando dele e ele escutando tudo, eu NUNCA MAIS TERIA VOLTADO ALI. Mas ele enfrenta e foi exatamente isso que mais me cativou. Palacio ohhh <3 Pra sempre.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
hahah Concordo com tudo o que você disse David!! Você devia ter resenhado sim, adorei ler algumas de suas opiniões suas sobre o livro aqui nos comentário, imagine então no blog auuhauh
ExcluirObrigada pela visita =**
Oi Mel! Eu estou numa fase de ler o que ninguém lê, ou seja, menos livro de romance ou temática juvenil, assim como vc. Eu já tinha visto o livro pelas redes sociais, mas nunca tinha visto nenhuma resenha sobre ele. Gostei do personagem passar que é frágil sem aquele estigma de ser forte e superar algo, de ter pais super protetores, e tal.......... como mãe eu sei que tendemos a super proteger os filhos qdo os vemos em situação dificil, como no caso do livro, o bullyng. Me interessei pelo livro e espero poder lê-lo em breve. bjs
ResponderExcluirEykler
www.amorascompimenta.com
Oi, Eykler! Espero que consiga ler esse livro em breve também. Acho que você vai se identificar muito com os pais do Auggie, o amor deles é tratado com uma delicadeza muito bonita.
ExcluirObrigada pela visita!!
=**
Olá!
ResponderExcluirEsse livro está na minha fila e será uma das minhas próximas leituras.
Quero muito conhecer a história de Auggie. Parece ser uma leitura intensa, profunda e encantadora. Espero gostar tanto quanto você!
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Aline, também espero de coração que você goste. Depois que ler me conta o que achou, viu??
ExcluirObrigada pela visita =**
Já ouvi bastante sobre esse livro e ele está na minha lista desde o começo do ano, estou super ansiosa para ler!
ResponderExcluirBeijos!
CarolMello.com
Oi, Carol! Recomendo fortemente a leitura sim e, me conta depois o que achou do livro, viu?
ExcluirObrigada pela visita =**
Oi Mel! Ainda não li essa obra e apesar de ver que ele é mais voltado para o publico mais jovem eu não dispenso a vontade de lê-lo, pois livros voltado para esse publico semppre tem algo muito importante a ensinar
ResponderExcluirEspero ler
Beijos
www.amorliterario.com
Oi, Fernanda! Esse livro com toda a certeza tá lotado de ensinamentos pra vida toda!!
ExcluirObrigada pela visita =**
Oiee ^^
ResponderExcluirEsse é um dos melhores e mais emocionantes livros que eu já tive o prazer de ler. Extraordinário mexeu bastante comigo, e hoje é um dos meus queridinhos ♥ É uma história tão linda e tão realista ♥
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi, Dryh ^^
ExcluirConcordo com você, ele com certeza também virou um dos meus queridinhos!
Obrigada pela visita =**
Olá... tudo bem???
ResponderExcluirO bom de ler várias resenhas de um mesmo livro são alguns detalhes que cada uma possui na sua por exemplo tem a parte que fala das imagens.. eu não sabia que tinha isso no livro e achei bem interessante... talvez torne a leitura mais prazerosa... a maioria das resenhas que li a impressão que tu tive foi igual a sua... de que Auggie era mais destemido e corajoso... não que ele não seja, mas não demonstrava tanta fraqueza ou medo... a ideia de ir a escola eu havia pensado que teria partido dele e não pleos seus pais... entendo que a mensagem que o livro traz deve gerar reflexões como um todo...apesar de não ter interesse em ler... Xero!!!
Oi, Diana!! Apesar de não querer ler você já teve ter se contagiado com toda a beleza do livro de alguma forma eu espero huahau
ExcluirObrigada pela visita =***
Hey, sempre fui curiosa para saber mais desse livro, mas n o suficiente para realmente le-lo, sou estranha, eu sei, rsrsr, mas a parte boa é que sua resenha supriu minha curiosidade sobre o livro :p
ResponderExcluirwww.muchdreamer.blogspot.com.br
Oi, Sharon!! não deixe de ler o livro não, não contei a metade do que o livro tem a oferecer justamente para não dar spoiler auhauh
ExcluirObrigada pela visita =**
Oi Mel, tudo bem?
ResponderExcluirEu tive a oportunidade de dar início a esse livro no mês de janeiro em uma livraria, porém não cheguei nem na página 100. O personagem tem uma certa idade, porém sua maturidade é pouca, talvez pelo tempo que passou em casa sem contato com outras pessoas. O livro demonstra passar um misto de sentimentos e emoções para o leitor e por isso me sinto incentivado a lê-lo futuramente.
Abraços
http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/
Oi, Italo. O que você disse é exatamente como eu pensei quando estava iniciando a leitura. Depois que terminar o livro me conta o que achou, viu?
ExcluirObrigada pela visita =**
Sempre tive curiosidade pra saber mais desse livro, agora me interessei mais ainda. Pena que ainda não tive a oportunidade de comprar. Mas já tá na minha wishlist. Bjao
ResponderExcluirhttp://sonhosdalori.com.br/
Oi, Lori. Espero que este livro te contagie tanto quanto me contagiou quando li. Se gostar me conta depois, viu??
ExcluirObrigada pela visita =**
Mel lindona sou uma das que ainda não conseguiu ler esse livro, tantos e tantos elogios e para o grande aprendizado que o livros nos encanta, tenho e correr e ler esse livro que vale muito a pena. Adorei as ilustrações . beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, Jooyce ^^
ExcluirEste livro é lindo, realmente acho que você vai gostar dele pelo que vejo das suas leituras no seu blog. Depois de ler me conta o que achou, tá?
Obrigada pela visita =**
Oi flooor, tudo bem? :D
ResponderExcluirEu demorei para ler este livro, falavam tão bem dele que eu tinha receio em acabar me decepcionando. Acabei criando coragem e não me arrependo das horas que gastei lendo. Realmente, foi na simplicidade que o livro me conquistou!
bjs
Nossa, esse livro é maravilhoso demais!!!!Ele aborda um tema tão sério, mas sem ser cliché e sem deixar o clima do livro mega pesado. A leitura é linda e super tocante
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Olá Mel!
ResponderExcluirEu sempre fico doida para ler esse livro. Não vi uma resenha que falasse mal dele.
A história nos faz refletir e pensar no mundo que nós vivemos.
Sua resenha está maravilhosa.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oie =)
ResponderExcluirSinceramente acho que não tem como alguém não gostar desse livro, ele é completamente maravilhoso e nos ensina a ver a vida de uma forma diferente, é um livro que trás muitos ensinamentos, em uma linguagem muito leve,o que facilita para os leitores mais jovens :)
Adorei sua resenha.
Beijos,
http://www.lendoeesmaltando.com/
Oi, Fernanda!
ExcluirRealmente, até hoje não vi ninguém tendo coragem de falar mal desse livro, ainda bem neh? ahahah
Um beijo e obrigada pela visita
Esse livro é tão lindo!!!
ResponderExcluirps:O seu blog é muito fofo,Mel *-*
Esse livro é lindo mesmo <3 o melhor que li até agora nesse ano!
ExcluirObrigada sua linda, fico feliz mesmo que você tenha gostado! Apareça mais vezes por aqui *----*
Um beijoo